domingo, 11 de outubro de 2009

PRIMEIRA SEMANA DE ENSAIOS



Me sinto tateando no escuro. Tenho na minha frente um retrato claro de como venho trabalhando sem planejamento durante todos estes anos. Desta vez parece que me superei. Não sei nada da peça igual como das outras vezes. Mas, desta vez tenho pouco tempo. Os textos não foram escolhidos. Não existe uma concepção a priori. Não fiz todas as leituras que gostaria de ter feito. O ensaio de quarta foi meio desajeitado. Trabalho de corpo, jogo policial e terrorista e conversa sobre tudo. Na quinta de tarde mais dois filmes: "As Troianas", de Michael Cacoyannis e "Édipo Rei", novamente de Pier Paolo Pasolini. Cada um dos dois nos ofereceu lenha para o imaginário. O ensaio de sexta me pareceu melhor. Mais cosistente. Agora só falta um ator e os sete presentes estavam imersos no trabalho. Lamento os atrasos que aconteceram. Nossa disciplina nos dá uma coesão. Trabalho corporal, movimentos em duplas (diálogos corporais), relaxamento, trabalho corporal com vetores de energia iguais e contrários (isso parece dar mais "peso" aos movimentos e trabalha com o tempo). Depois, contrariando os ensinamentos de Lecoq, improvisamos sobre pequenos trechos de diversas tragédias gregas. Cada ator, utilizando-se de movimentos e energias despertada na primeira parte do ensaio, criou uma partitura corporal e uma maneira de dizer aquele fragmento do texto buscando a tragicidade, ou o que estou chamando de corpo trágico. Quando montamos Qorpo Santo, nossas busca era pelo corpo grotesco. Aqui, penso que seria interessante se encontrássemos o corpo trágico. A expressão do trágico que se encontra presente no inconsciente coletivo das pessoas. Interessa, para a encenação e para a interpretação, evitar todo um conjunto de atitudes pré-concebidas que surgem assim que se pronuncia a palavra "tragédia".
Estou tentando reunir tudo que posso chamar de "meu trabalho", ou seja, um conjunto de exercícios e procedimentos que venho organizando e utilizando desde 2001, com a montagem de "O Pagador de Promessas". Estou estudando sobre violência, vingança e sacrifício. Estou tateando. Rondando o problema e experimentando por onde começar, por onde entrar no bicho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário