quinta-feira, 1 de outubro de 2009


Li na Revista ARTEFILOSOFIA, número 1, de julho de 2006, um artigo de Gilson Motta (cenógrafo, figurinista e diretor teatral, Mestre e Doutor em Filosofia pela UFRJ), que desenvolve pesquisa sobre o trágico e a tragédia, tendo como base teórica o pensamento de Friedrich Nietzsche.  A revista é publicada pelo Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto.
Sobre a atualização da tragédia o professor comenta: "Nesta busca de tornar o texto antigo acessível, as encenações nacionais têm recorrido a elementos da linguagem circense, ao teatro de rua, ao teatro popular e ao teatro de bonecos. (...)Um outro elemento importante encontra-se no uso de tecnologia, como o uso de recursos multimídia. (...) Uma outra tendência consiste na busca do arcaico, do sagrado, na tentativa de afirmação de um teatro ritual'.
Que caminho devemos trilhar?
Por hoje é só.
Ilustração: Screaming Pope, de Francis Bacon.

Um comentário:

  1. Olá, Solos Trágicos. Encontrei essa publicação hoje (02 de fevereiro 2017). Que caminhos estão trilhando? Aqui (estou no Rio de Janeiro/UFRJ) ando pesquisando o mito de Prometeu.
    mottagilson@hotmail.com
    Grande abraço.

    ResponderExcluir