quarta-feira, 7 de outubro de 2009

AS ERÍNIAS


Nascidas das gotas de sangue de Urano derramadas sobre a terra, estão entre as mais antigas deusas gregas. Elas são: Alecto, Megera e Tisifone. E se equivalem aquelas que os romanos chamavam de As Fúrias.
Têm como função proteger a ordem estabelecida e vingar todos os delitos capazes de a subverter. Elas têm autoridade sobre todos os deuses, inclusive Zeus. elas encarniçam-se sobre suas vítimas até as levarem a loucura. (Édipo, Orestes e outros.)
Durante a ditadura militar de 64, muitas vezes, os militares tornaram-se As Erínias, colocando-se acima de qualquer poder para dominar o que chamavam de subversão. Por trás de fachada de caça aos comunistas, subversivos e terroristas, permitiram-se torturar, roubar e matar impunemente. Auto nomearam-se vingadores que puniam a desordem e o caos. Assim foi no Chile a na Argentina.
Nos EUA tivemos a Klu Klux Klan.
Que Erínias podemos identificar atuando no mundo contemporâneo? Quais são legítimas protetoras da ordem e vingam verdadeiros delitos e quais se autointitulam desta função para defender os benefícios da elite?
As Erínias ou fúrias, em representação de William-Adolphe Bouguereau, de 1862.

Um comentário: