domingo, 25 de outubro de 2009

INTUIÇÃO AMORFA 5


Têm algumas coisas que sei que não gostaria de ver na peça. Coisas do tipo “teatrão”, “vozeirão”. Textos impostados e uma representação grandiloquente carregado de falso sentimento trágico. Algumas outras coisas, que repetidamente aparecem em minhas leituras, acredito que devem fazer parte da encenação:
ALTAR: elemento que aparece em várias tragédias gregas, está presente em praticamente todas as religiões e ritos primitivos. Conforme o Dicionário de Símbolos, trata-se do “microcosmo e catalisador do sagrado. Para o altar convergem todos os gestos litúrgicos, todas as linhas arquitetônicas. Reproduz em miniatura o conjunto do templo e do universo. É o recinto onde o sagrado se condensa com o máximo de intensidade. (...) O altar simboliza o recinto e o instante em que um ser se torna sagrado, onde se realiza uma operação sagrada.”
CÍRCULO: elemento de congregação de forças e energias. Elemento de proteção. Área de atuação. Trabalhar com círculos concêntricos, organizando a platéia também em um círculo. No verbete “círculo” do Dicionário de Símbolos fica-se sabendo que ele é o “segundo símbolo fundamental”, ele pode “simbolizar o mundo (...), os círculos concêntricos representam categorias de ser, as hierarquias criadas. (...) O círculo simbolizará também o céu, de movimento circular e inalterável. (...) O circulo é signo da Unidade de princípio.
SANGUE: – elemento considerado mundialmente como veículo da vida. Signo da violência, quando extraído da vítima, também pode ser entendido como veículo da morte. “O sangue corresponde ao calor vital e corporal, em oposição à luz, que corresponde ao sopro e ao espírito. (...) O sangue é considerado em certos povos o veículo da alma, conforme o dicionário de Símbolos.
SACRIFÍCIO: aparece em vários filmes que assistimos. O Dicionário de Símbolos diz assim: ação de tornar algo ou alguém sagrado (...) separado do todo o mundo que permanece profano, (...) oferecido a Deus como prova de dependência, obediência, arrependimento ou amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário