domingo, 25 de outubro de 2009

CAMINHOS APONTADOS PELOS ENSAIOS 2



Hoje, domingo, 25 de outubro, completamos três semanas de ensaios. Na verdade, aconteceram 12 encontros completos. Ficamos um dia sem ensaiar porque três atores tinham outros compromissos de trabalho. Gastamos um dia conversando sobre inseguranças em geral. Usamos um encontro para nos encontrar e ler textos e definir, juntos, obras, personagens e papéis. Destes 12, usamos 4 para assistir filmes, ler e discutir teoricamente o assunto numa tentativa de sintonizar nossos saberes e aproximar nossos conhecimentos sobre o assunto.
Então, foram, na ponta do lápis, 6 ensaios. Estamos ainda buscando começar na hora. Estamos, também, estabelecendo uma rotina de exercícios de aquecimento corporal comum ao elenco. Já temos alguns “favoritos”, mas ainda não chegamos numa seqüência ideal.
Nestes 6 dias, empreendemos uma primeira aproximação aos personagens. Com a definição de alguns papéis, foi possível experimentar corporalmente e utilizando fragmentos de textos, tanto as árias dos solistas, quanto as possibilidades do coro. Tentamos trabalhar um coro de mortos. Mais uma vez os corpos que se transformam em atores que se transformam em personagens diante dos olhos do público e mesmo assim conseguem enfeitiça-lo, domina-lo, perturba-lo com um sentimento fortemente embebido nas águas do trágico.
Estamos indo bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário