sábado, 26 de setembro de 2009

O PROJETO - OBJETIVOS


Ilustração: The Nightmare (O Pesadelo), Henry Fuseli, 1781
Acredito que o homem mantém uma essência imutável. Será possível, então, encontrar um conteúdo e uma forma que toque nesta essência através de uma vivência teatral concreta? É possível fazer o espectador moderno sentir algo como piedade e terror? Experimentar o sentimento de compaixão, a que era levado o público daquelas épocas? Como deve ser a interpretação do ator-trágico? Dizer ator-trágico não sugere uma especialização carregada de preconceitos?
O presente trabalho pretende dedicar-se na investigação dessas e de outras questões mais diretamente afeitas a relação diretor/ator, onde o primeiro tem como ofício orientar o segundo a alcançar a plenitude (harmonia, precisão e beleza) na comunicação das emoções e idéias contidas no texto que será apresentado ao público, efetivando, assim, o acontecimento teatral. Investigando tanto na literatura disponível, quanto na prática cotidiana dos ensaios, este projeto pretende estabelecer e sistematizar um conjunto de procedimentos, fixar um sistema de exercícios, um repertório de propostas e ações que facilite ao diretor orientar os atores, desde o aquecimento corporal até a composição do papel, da preparação dos processos pré-expressivos e impulsos interiores até a expressão artística e comunicação do fato teatral, culminando com o desempenho à contento de sua tarefa como intérprete.
A partir disso, destaco os seguintes objetivos:

• Criar uma poética-teatral que contextualize a experiência trágica e coloca-la num espetáculo levado a público.
• Encontrar procedimentos técnicos para conduzir o ator em papéis trágicos.
• Auxiliar o ator, através de exercícios e propostas de ensaio, a encontrar uma forma cênica para expressar os conteúdos e sentimentos contidos numa tragédia.
• Pesquisar como quebrar as atitudes pré-concebidas quando o assunto é tragédia, tentando responder: Como deve ser a interpretação do ator-trágico? Dizer ator-trágico não sugere uma especialização carregada de preconceitos?

Um comentário:

  1. oi. li o blog e adorei a ideia.. gostaria de participar dos testes.. mas n tenho mta experiencia. fiz uma que outra pecinha amadora e tenho esse video que fiz prum projeto da habitasul:
    youtube.com/watch?v=QaR-pTCKJ6Y ou escrevendo 'rachel teste'.
    meu cel é 84232037, e meu email rachel@sindbancarios.org.br

    ResponderExcluir