domingo, 20 de dezembro de 2009

SOLOS TRÁGICOS - A IDÉIA CENTRAL DO PROJETO


A idéia central que move o Projeto SOLOS TRÁGICO é uma pesquisa sobre a tragédia através dos tempos e como expressar o sentimento trágico para o público contemporâneo.
Na história que estamos criando, no universo para o qual estamos imaginando transportar o público, trabalhamos com a ficção de que aconteceu um acidente natural, um desastre ecológico, um terremoto, avalanche, algo do gênero, que atingiu o local onde se passa a peça. Com algumas pessoas nada aconteceu, e estas são as "pessoas" representadas pelos diversos coros da peça. Outras pessoas formam o grupo dos sobreviventes, aqueles que sofreram ferimentos, mais ou menos graves, mas a ponto de lhes causar alguma limitação física. Estes são os solistas. Existe um último grupo: aquele dos que morreram em tal desastre. Este papel está destinado ao público.
A peça começa com o instante seguinte uma catástrofe causada pela natureza, que é dos grandes temores da nossa época. Os atores surgem de escombros. Estão mutilados. Cada um deles sofreu uma perda física. E é assim, cada um com sua limitação física, que presentificarão seu solos, diante de uma montanha de mortos, e acossados por coros que podem ser visões da morte, que lhes escarnece as dores, que se compadece dos seus medos terríveis:  Deus está contra nós? Deus existe ainda?  Quanto se torna vã a vida humana diante de um poder destruidor tão grande? Percebamos a instantaneidade de nossa humana vida, nossa efemeridade. Reconheçamos nossa incapacidade de prever todos os momentos de nossas vidas. Quando fizermos isto, seremos forçados e rever uma série de valores herdados do século passado e aproveitar intensamente, dionisiacamente, nossas vidas. Acredito que a tragédia tem o poder de re-ligar os atores e os espectadores.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário