domingo, 20 de dezembro de 2009

COM O PÉ NA ESTRADA


Finalmente, depois de uma longa, burocrática e angustiante espera totalmente desnecessária, colocamos o pé no local onde vamos realizar o espetáculo. Quinta-feira, dia 17 de dezembro, véspera do ensaio aberto, realizamos nosso primeiro ensaio nesta área que aparece na foto. A área "pertence" ao Cais do Porto. Depois de uma breve exploração, delimitamos o espaço com pedras e "passamos" alguns solos.
Foi necessário solicitar a intervenção do próprio Secretário Municipal da Cultura, Sergius Gonzaga, para chegar a um acordo entre as partes. As partes, no momento são: o Cais do Porto "dono" do local; a Secretária da Cultura, que pode ser parceira neste nosso projeto de colocar teatro em locais alternativos, chamando atenção para os mesmos (ver depositodeteatro.blogspot.com); o Fórum Social Mundial, a quem o espaço está cedido para a realização do mesmo; o Gabinete do Vice-Prefeito José Fortunati, na pessoa da Sra. Isabel Bretanha, sua assessora direta, que são quem está concretamente trabalhando na organização do Forum junto com as diversas entidades que o compõem.
A partir de uma conversa telefônica entre o Secretário Sergius e o Sr. Ronaldo, diretor do Cais, o assunto começou a ser deslindado e todos chegaram a conclusão (cá entre nós, óbvia) que ter uns malucos fazendo uma peça de teatro ali poderia ser "um bom negócio" para todos e, principalmente, para a cidade de Porto Alegre, que afinal, é pra quem todos os envolvidos no assunto trabalham.
No nosso primeiro ensaio, o sol estava incandescente, mas a temperatura era amenizada por um ventinho refrescante que soprava continuamente. Havia sombra na "área de atuação" para favorecer aos atores. Bom augúrio dos Deuses. O elenco, me pareceu, sentiu-se impactado pelo local. Nem todos ficaram entusiasmados com o "espaço alternativo". Tive que insistir para começar a sequência de exercícios de aquecimento corporal e vocal. Mas depois que batemos uma bola jogando "passa-bola", todo mundo já estava dentro do ensaio. Ensaiamos quatro solos. Tentamos dar uma organizada nos coros. Dar sentido para as coisas. Pra mim o espaço é tremendamente inspirador e o primeiro ensaio ali foi amplamente proveitoso, tanto para perceber algumas dificuldades (vento contra, voz, presença do ator), quanto para vislumbrar as amplas possibilidades de "utilização" do local. Em janeiro, vamos ensaiar direto no local.
A foto é do Lutti Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário