domingo, 20 de dezembro de 2009

PRIMEIRO ENSAIO ABERTO 2


A noite do nosso primeiro ensaio aberto começou como se fosse uma noite de ensaio qualquer. Seguimos nossa rotina de trabalho: um aquecimento corporal composto de uma série de alongamentos e uma série de exercícios de força; depois o aquecimento vocal baseado num conjunto de exercícios propostos pela nossa preparadora vocal Lígia Motta, e, finalmente, uma hora de trabalho de movimento corporal, com ou sem música, e exercícios de sensibilização, sendo que no último momento deste "aquecimento", tenta-se criar um clima especial que conduza o elenco diretamente de encontro as exigências dos seus papéis. Peço-lhes que se concentrem em imagens, textos, palavras, movimentos pesquisados anteriormente, objetos e elementos que utilizam, enfim todo um conjunto de coisas que chamamos de material, para que, aos poucos, aproximem-se dos seus personagens. Primeiro, apenas com o corpo, depois com a utilização de objetos.
As 21 horas, horário marcado para iniciar o ensaio aberto, sem avisa-los, fiz com que o público entrasse na sala e assistisse um pouco do trabalho preparatório, que a esta altura, já alcançara uma forte densidade e concentração. Passamos daí, direto para a apresentação dos sete solos que vêm sendo ensaiados. Foi uma surpresa para os atores. Mas eles rapidamente entraram no jogo e, corajosamente, escolheram a forma de sorteio para definir a ordem em que seriam apresentados os solos. E começamos.

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