sábado, 9 de outubro de 2010

APRESENTAMOS NO POA EM CENA

Por um problema de agendas entre os integrantes do grupo, o Teatro Renascença e a programação do EmCena, ficamos apenas com duas opções de datas para nossa apresentação. Tivemos que escolher entre apresentar com a Cláudia de Bem, nossa ilustríssima e importantíssima iluminadora, ou a presença do Arthur de Faria, um dos criadores-executantes da trilha sonora, que cá entre nós, é iluminada. Sentiram o drama? Escolhemos fazer com o Arthur, sabendo que fazer sem a Cláudia, seria um ponto contra. O primeiro prejuízo. Esta foi a sensação geral do grupo: é de que fomos prejudicados por este fato, e novamente,  ao nos colocarem na grade do Festival no segundo dia, "concorrendo" com  Bregovic, Goran para os íntimos, em sua segunda apresentação, e com a estréia do Tobari (Sankai Juku) e Happy Days, dirigido por ninguém menos que Mister Bob, o Wilson. 
Fizemos quatro ensaios antes desta apresentação. Três na SALA402 USINA (sim, o Depósito de Teatro faz parte do projeto Usina das Artes), e um, na véspera, no Renascença.
Os atores cresceram muito. Cada um deles desceu um degrau em direção ao âmago de suas interpretações. A apresentação foi quente. Cada solista foi elevando o nível de eletricidade (sinestesia) com os espectadores que permaneceram como que hipnotizados pelo espetáculo que requer sua atenção e inteligência a  cada momento, seja para descifrar os diversos códigos do espetáculo, seja para contemplar alguns momentos em que a cena se transforma em quadro. 
Amanhã tem mais: vamos apresentar a peça na abertura do Caxias em Cena, com duas grandes diferenças: lá vai ser ao ar-livre, num espaço não-convencional, como fizemos aqui na área do Cais; e vamos ser o único espetáculo da noite. Aliás, só para complementar, este foi o terceiro e maior prejuízo sofrido pela peça no PoA em Cena: a decisão de colocar a peça no teatro Renascença e não em seu local de origem na área do Cais do Porto. Decisão lamentável, principalmente se o fator determinante foi dinheiro. É óbvio que o espetáculo ficaria melhor. Se fosse um espetáculo "de fora" isso não aconteceria.

Foto de Vilmar Carvalho. Disputa de barrigas: Daniel Colin e Lucas Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário