terça-feira, 17 de novembro de 2009

DESABAFO CONTRA A UFRGS


As opções de salas para ensaio que o DAD/UFRGS oferece é a pior possível. Além, dos congestionamentos ocasionados pela demanda de trabalhos de alunos, têm-se para trabalhar salas pequenas, sem som, sujas e mal cheirosas. A iluminação ambiente das salas é a pior possível. Como disse um colega: "iluminação de açougue". Luminárias de lâmpadas fluorescentes é a única opção. Lâmpadas com dimer de potência nem pensar. O barulho, ou melhor, os barulhos, que fazemos para os outros e com que os outros nos bombardeiam, vão e vêm de todos os lados. Não existe concentração que resista. Nem a Usina consegue ser pior que o DAD. Trabalhei durante dez anos de maneira independente e mantive espaços muito melhores de trabalhar do que a melhor das salas do DAD/UFRGS.
A porta que aparece na foto, não é uma porta, é um buraco entre uma sala e outra. Às vezes o buraco é fechado com um tapume qualquer que teima em cair sobre os atores. Às vezes fica assim, aberto, e o trabalho que acontece numa sala interfere diretamente naquilo que se passa na outra. Uma vergonha.
A UFRGS, que dá tanta importância à cultura quando lembra de arrecadar dinheiro através de leis de incentivo para recuperar seus valiosos prédios antigos, é a mesma que esquece da cultura quando se trata de destinar verbas para melhorar as condições de trabalho dos alunos do seu miserável curso de teatro.

2 comentários: